CACHAÇA - Pinga

Livro Cachaça

Capa do Livro Cachaça

A surpresa começa logo no prefácio do livro Cachaça, do fotógrafo Araquém Alcântara e com textos de Manoel Beato. VER VIDEO

A obra é apresentada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que não gosta de bebidas alcoólicas – “exceto um bom vinho, que entretanto sorvo pouco e devagar”. Sua relação com a cachaça, diz, é sociológica, não só por ser a mais genuína bebida brasileira como por sua longa história, que começa por volta de 1532, quando Martin Afonso trouxe a cana para ser plantada em terras brasileiras.

Decidido a traçar o mapa da caninha pelo Brasil, Araquém visitou desde a meca da cachaça, Salinas, no interior de Minas Gerais, a uns passos do grande sertão no Vale do Jequitinhonha, Também em Macaúbas, Bahia, até os alambiques de Paraty, no litoral fluminense. Para Beato, a bebida deve ser tratada como se degusta destilados a exemplo do uísque e o conhaque, apreciando-se as mudanças cromáticas garantidas pelo tempo de armazenamento.

O sommelier traça a correspondência entre os aromas da cachaça (florais, herbáceos, minerais) e os perfumes, mostrando como as madeiras dos barris (ipê, jequitibá, angico, grápia, carvalho) interferem na cor e no resultado final da bebida.

(interessados pode comprar o livro AQUI)

Imagens

Araquém trabalha a luz em composições que elegem não só a bebida como também seu modo de produção e as pessoas cujas vidas giram em torno do cultivo da cana-de-açúcar. São fotos em que predomina a técnica de chiaroscuro de Caravaggio, a começar pela capa, que mostra um beberrão com uma garrafa tentando se equilibrar numa rua escura.

MEIR@ separou algumas fotos (fotografado do livro) onde as imagens foram registrada no povoado de Santa Terezinha, Macaúbas, Bahia.

 

Engenho de Boi

 Tocando os Bois no engenho

O povoado ganha novas paginas do livro 

Confira o Índice do Livro

Indice do Livro Cachaça

Primeira Pagina.

Pagina em ingles

Água que passarinho não bebe - Pagina em Portugues

 

Confira quem foram algumas das pessoas que acolheram o fotografo Araquém Alcântara e seu assistente Otávio. (as que tem a seta em vermelho são os conhecidos do povoado de Santa Terezinha...)

Pessoas que indiretamente contribuíram para o livro

 

 

 

===============================================

 Segue antiga publicação da espera pelo livro:




MEIR@ recebe o maior fotografo de paisagem do Brasil

O representante MEIR@: Silvio Meira recebeu neste sabado e domingo (14 e 15 de Maio 2011) o fotografo Araquém Alcântara Pereira  O fotografo vei até MEIR@ atraves de umvideo postado no youtube, onde o assistente Otávio Almeida entrou em contato agendando uma visita com o intuito de fotografar o engenho e saber mais da construção do engenho e fabricação da rapadura e cachaça.

Na madrugada de Sábado estiveram no engenho do Sr. Otavio Moreira (Otavinho), a tarde foram conhecer Joao Emidio de Sousa (fabricante de engenho). Ao entardecer retornaram ao  engenho do Sr. Otavio para fazer novas fotografias. Fotografaram tambem um conhecido consumidor da cachaça o Sr. Claudionô conhecido como "pixilinga".

No domingo foi a vez da festa, realizando um churrasco na casa do Sr. Odilio dos Santos Meira (casa onde ficaram hospedados).

O objetivo desta visita é a construção de um livro que em brave estará nas  principais livraria do Pais.

================================================

 ...