Internet via Radio 2.4Ghz ou 5.8Ghz

 

Internet via Radio 2.4Ghz ou 5.8Ghz

 

O objetivo desta matéria é ajudar toda e qualquer pessoa, seja ela física ou jurídica, que use o sistema de transmissão de dados wireless (via rádio), pois hoje o maior inimigo deste sistema é a poluição de RF (ruído ou batimento).

A transmissão de dados via rádio no Brasil vem se expandindo geometricamente na frequências de 2.4 Ghz, o que esta ocasionando uma total poluição de RF, que aparece na forma de ruído ou batimento. Notebook, Celulares, Tablets... que usa o Wi-Fi para se conectar na internet, utilizam esta faixa.


Muitos estão migrando para a frequências de 5.8 Ghz, na tentativa de melhorar o sinal, por exemplo em Macaúbas, Ibipitanga... já não estão utilizando mais a 2.4Ghz para transmitir para os clientes. Os equipamentos para a frequência 5.8Ghz têm um custo mais elevado, mas que compensa na qualidade do sinal.

 

2.4 Ghz:

Atualmente a rede 2.4Ghz é fornecida por CristaisNET e por MEIR@ NET para atender os clientes que tem antena nesta faixa de frequência ou os celulares, tabletes, notebook... que utilizam internet sem antena nas ruas do povoado que tem o sinal. Eletrônicos domésticos, incluindo fornos de micro-ondas, babás eletrônicas e telefones sem fio afetam o desempenho das redes 2.4 sendo estes um dos principais fatores na “poluição” desta frequência.

5.8Ghz

Frequência  fornecida por MEIR@ NET no povoado de Santa Terezinha e também é esta frequência que os provedores de Ibipitanga e Macaúbas estão fornecendo para os clientes, como objetivo de ter uma melhor qualidade. Apesar das antenas que capta este senal ser bem mais caros, esta solução está sendo bem viável, pois atualmente é uma frequência que está imune a várias interferências urbanas.

Qual é a melhor frequência

Quando mudamos a frequência, a mudança na onda desta comunicação interfere no funcionamento e na eficiência da conexão. A alteração do comprimento da onda é o que traz o aumento da frequência, como vocês podem ver na figura logo abaixo.

Qual a melhor frequência

                       

O que muda com isto, para a conexão?

Dois aspectos: o primeiro é a capacidade de banda, superior em frequências maiores, o que dá ao 5.8 GHz vantagem. Em compensação, frequências mais altas tem mais dificuldade de "penetração" através de objetos, o que torna o alcance do 2.4GHz superior, sem "parar" na primeira parede que encontrar. Quer uma metáfora? Imagine que o 5.8GHz é um caminhão, que carrega muito mais coisas mas que, na primeira rua estreita, já não passa. O 2.4GHz é uma moto, que não tem tanta capacidade, mas chega mais longe.

Outro fator que influencia é o número de aparelhos em cada frequência. A maioria dos roteadores operam em 2.4GHz, e há vários outros aparelhos em frequências próximas, como micro-ondas e telefones sem fio, que podem atrapalhar o sinal. O 5.8 GHz é um espaço menos explorado, e que sofrerá menos interferência. Voltando para nossa metáfora, a estrada para o caminhão (5.0GHz) está livre enquanto a moto (2.4GHz) pegará um congestionamento, na maioria das situações.

As altas freqüências, como 2.4 e 5.8 Ghz, são freqüências chamadas de visuais, ou seja, tem que haver visada entre as antenas 2.4 ghz ou entre a antenas 5.8 ghz, caso contrário não haverá link. Portanto este é o primeiro teste que se faz para avaliar a viabilidade de um link, tenta-se enxergar de um ponto, o outro, mesmo que seja com auxílio de um binóculo, se isto for possível, já é um bom começo.

 

Conclusão:

Para cada problema há uma melhor solução, no caso dos locais que tem uma maior aglomeração de gente, a melhor solução é a utilização da 5.8Ghz e para os locais que tem menos "poluição", a 2.4 é a melhor solução.

Patrocinio MEIR@