Urna Eletrônica

ENTENDA COMO FUNCIONA A URNA ELETRÔNICA


Breve História:

O Brasil foi um dos primeiros países a arriscar uma votação eletrônica. Enquanto países tecnologicamente mais avançados como os EUA e Canadá ainda usavam papel, nós, aqui no chamado terceiro mundo, preferimos apertar botões para escolher políticos. O responsável pelo processo sempre foi o Tribunal Superior Eleitoral e ele começou a inserir o voto eletrônico nas eleições de 1996. Naquele ano, apenas parte das eleições foi realizada eletronicamente, por falta de tempo em fabricar urnas o suficiente e também por ser uma fase de testes. Foi apenas nas eleições do ano 2000 que o país foi 100% coberto com urnas eletrônicas. Figurativamente falando, claro. Elas não caíram do céu.

 

Terminal do Mesário

Terminal do Mesário

 

Parte da Frente

Urna - Parte da Frente

Urna Eletrônica - Parte de Trás

Urna Eletrônica Parte de Trás - Click para ampliar

 

Curiosidades

Urna Eletrônica - Curiosidades



URNA biométrica

As eleições municipais de 2012 trarão a novidade da identificação eletrônica por meio das digitais a 7,7 milhões de brasileiros, informa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número divulgado é sete vezes maior que o da última eleição, realizada em 2010. Na ocasião, 1,1 milhão de eleitores utilizaram a identificação digital.

Segundo o TSE, as urnas biométricas estarão presentes em 299 municípios de 24 estados. A expectativa do Tribunal é que todos os brasileiros possam votar por meio delas até a eleição de 2018.

Urna Biométrica

Biometria – O projeto de identificação por meio da digital teve início em 2007. Até este ano apenas Amazonas, Roraima e Distrito Federal não deram início ao recadastramento dos eleitores.

Para 2012, todos os eleitores de Alagoas e Sergipe votarão com o auxílio da identificação digital. As cidades de Curitiba, Goiânia e Porto Velho também utilizarão a urna biométrica para a maior parte do eleitorado.


Link para pesquisas:

TSE

INFO

VEJA

Tecnoblog.net

ABRIL

G1

UOL